domingo, 4 de outubro de 2015



(((publicado dia 13 de abril de 2015 no Facebook)))



SOBRE O WILLY , UM AFETO VERDADEIRO ... QUE SE ENCERRA, A AUSÊNCIA DOLOROSA E UM EDREDOM DE BOLINHAS :’(

 

Volume 92






  • Eu sempre tive medo de morrer antes do Willy... :’(

  • Porque se eu morresse, quem cuidaria dele e daria toda a atenção e cuidado que ele precisava diariamente ??  :/

  • Agora... já posso morrer.   :(

  • Porque o Willy, meu Willyzinho querido, meu anjinho querido, meu amorzinho ... se foi. :’(

  • Depois de 16 anos e 41 dias de uma amizade LINDA !!! e quentinha... Willy me deixou. :’(

  • Já ouvi uma pessoa dizer, quando morreu uma pessoa mais velha : - Sério que alguém vai chorar a morte de uma pessoa de 90 anos ?? Queriam que ela vivesse quanto ?? Duzentos ??

          ... 

          Fiquei triste.  :(  Essa pessoa não sabe o que é afeto. :’(

  • Há dois anos, quando mudei de casa, ele ficou confuso, porque estava quase completamente cego, e o ambiente novo o deixou inseguro. Só consegui resolver o problema colocando ele pra dormir em uma caminha ao lado do meu travesseiro. Acabou a insegurança dele... e a minha também. Eu tinha medo que ele passasse mal e eu não visse, então resolvi que ele passaria seus últimos dias ali, bem do meu ladinho. Esses ‘últimos dias’ ... foram quase 2 anos.   :(

  • Quarta-feira, ele começou a andar em círculos. Igual o Wally fazia. E com o Wally eu aprendi ... que isso é sintoma de AVC. :’( À noite, ele chorou baixinho e pediu água, que eu sempre tinha na minha cabeceira, dentro de um potinho, e tomou MUITA água. Duas vezes.

  • No dia seguinte, quinta-feira, dia 2, acordei com o Willy se debatendo, tendo uma convulsão, bem ali, ao lado do meu travesseiro. Corri pra fora da casa e coloquei o corpinho dele na caminha dele, macia. :’( E foi uma convulsão MUITO violenta. As patinhas se debatendo, os dentinhos batendo forte, a linguinha pendurada, babando... :’( Em instantes que não sei dizer se foram segundos ou minutos, fiquei segurando ele com força, pra que ele não se machucasse enquanto se debatia. Fiquei ali. Impotente. Vendo e chorando com o sofrimento daquele serzinho tão frágil e tão pequenininho, que eu amava TANTO. :’(

  • Quando ele voltou, tentou se levantar... mas não conseguiu. Ajudei, mas ele não conseguia se apoiar, nem com os bracinhos, nem com as perninhas. :’( Só levantava a cabecinha, chorando. Dei água, mas ele não conseguiu tomar. Me desesperei. Vi que era o fim do meu amiguinho.  :’(  :’(

  • Como sei que ele não suportava ficar sujo, dei um banhinho nele. Foi quase um banho de lágrimas. :’( Ele ficou quietinho. Enxuguei, embrulhei ele no cobertor, pra ele ficar quentinho, e liguei pra minha mãe, pedindo que ela ligasse pro veterinário, porque eu não conseguiria falar. :’(

  • Toda nossa vida juntos veio como um filme na minha cabeça. Lembrei como era nossa comunicação, tão fácil, quando ele ainda ouvia. Eu dizia : - A Ro vai tomar banho... – E lá ia ele para o banheiro, deitar encostado em algum cantinho pra me acompanhar e me esperar. Todos os dias.   

  • Depois, quando ele perdeu a audição, nossa bela comunicação silenciosa. Eu cutucava ele, ele já sabia que era pra ele fazer alguma coisa, e me seguia.

  • Depois, quando perdeu a visão. A confiança que ele tinha em mim, era comovente.    Eu levava ele pra fazer xixi, assim que ele sentia os pés sobre as pedrinhas, ele sabia que estava no lugar certo, e já fazia xixi. Se eu soltasse ele antes, ele ia indo, até sentir as pedrinhas, pra só então fazer xixi.  

  • E aí, como lidar com esse inesperado poder de ser Deus e decidir se seu amiguinho deve ser ‘sacrificado’ (essa palavra me assusta MUITO, talvez se a palavra fosse outra, (que palavra ???) minha culpa fosse mais leve) :’( ou se ele deve ficar esperando a morte ‘’natural’’ ?? Ficar chorando, sofrendo, tremendo, sem comer e sem tomar água... isso é morte natural ?? :’(

  • Como deixar ele aqui e ficar assistindo seu sofrimento, e ver ele morrer de fome, de sede, chorando e levantando a cabecinha porque queria levantar, sem movimento nem nas patinhas da frente nem nas patinhas de trás ?? Eu cuidaria dele mais 16 anos. Mas se ele não estivesse sofrendo. :’(

  • Coloquei ele sobre o edredom de bolinhas    que comprei pra ele há anos, coloquei o indefectível ossinho junto, e assim ele foi enterrado, lá na casa da minha mãe. :’(

  • Demos um abraço coletivo, eu, Preta, Amiguinha e Berenice, e enquanto eu chorava as três ficaram quietinhas, me olhando. Até que ponto elas, que assistiram tudo, a convulsão, o choro dele, o corpinho embrulhado no cobertor, ele tentando levantar, sem conseguir, eu chorando em cima do corpinho dele, que chorava, porque queria levantar, o corpinho dele sendo levado ... compreenderam o que aconteceu ??  :/

  • Como lidar com esse medo que vejo nos olhos de Preta, Amiguinha e Berenice ?? Ou o que vejo é o reflexo do MEU medo ??  :/

  • Mas a casa está silenciosa... Como se ele fosse o responsável pelo barulho da casa. Logo ele, que ficava quietinho, aqui do meu lado, deitadinho, o dia inteiro. :’(

  • Como lidar com essa ausência ?? :’(

  • Como esticar o braço e não ter mais o corpinho dele pra eu ver se estava tudo bem ?? Como esticar a mão e não encontrar o focinho dele, que se estivesse gelado, eu já dava um jeito com a Operação Esquenta-Willy ?? :’(

  • E agora, quem vai me lembrar que são 6 horas da tarde e que é hora da segunda refeição do dia, sem que eu precise olhar o relógio ?? Bastava ouvir o latido dele pra eu pensar : são 6 horas. :’(

  • Mais um pedacinho do meu coração foi embora. :’(

          ...

  • Como lidar com Berenice, que JURA que é a vice do Willy e é a terceira na hierarquia da casa ??  :/

  • Como lidar com a briga entre as três pelo lugarzinho dele no sofá ??   :(

  • Lá vai o Willy.   :’(   Vai encontrar o Wally na casinha que o Wally já arrumou pra nós, e vão ficar os dois lá, no portão, me esperando, pra gente continuar nossa história de amor.     Se o paraíso existe, é essa a minha visão dele. _/\_

  • Te amo, Willy. Tô sofrendo MUITO, Willyzinho. :’( Mas prometo que vou parar de chorar. Não sei quando, porque tudo aqui me lembra você, mas a Ro vai parar de chorar. Prometo. _/\_ Que bom que te beijei todos os dias, que bom que te peguei no colo todos os dias e que quando eu pegava eu colava meu rosto no seu, te dava um beijinho e sempre dizia: - Te amo TANTO, meu amiguinho.

  • Sei que você foi feliz comigo, sei que você adorava quando eu colocava você dentro de uma sacolinha e carregava você pra você passear sem se cansar e não ficar ansioso me esperando em casa. :((

  • Há uma nuvem de lágrimas sobre os meus olhos, dizendo pra mim que você foi embora... :’(

  • Tchau, Willyzinho. A gente se vê. _/\_

          :’



****    Nessa despedida, coloquei a foto preferida dele.   
(medêxa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário