quarta-feira, 20 de agosto de 2014




(((publicado dia 26 de agosto de 2013 no Facebook)))




SOBRE O RIO DE JANEIRO *\o/* , O TIO MÁRIO , A TIA ILDA E ... UN BIBA... ((BIBA NO BOM SENTIDO, DE DENTRO PRA FORA)) ... A LOS CUBANOS *\o/* 
 
    

Volume 73
 


  • Tio Mário .
  • Tio Mário era marido da tia Ilda , que dizia que era minha madrinha, mas não era.   *\o/*  Ela SEMPRE me tratou como se eu fosse uma filha, fez minha infância ser INESQUECÍVEL !!! graças ao IMENSO amor dela por mim. Te amo, tia Ilda . Obrigada por tudo que você fez por mim. :**
  • Eles se conheceram em Curitiba, começaram a namorar e logo ele foi transferido para o Rio de Janeiro. Tia Ilda amava loucamente o tio Mário e não teve dúvidas : foi embora com ele pro Rio de Janeiro. *\o/*
  • Tio Mário era um coronel, grandão... quer dizer, acho que era grandão, eu era criança, todo mundo era grandão *\o/*,  tinha cara de brabo, cabelo ‘’escovinha’’ igual do Sargento Tainha do Recruta Zero , olhar profundo e triste, uma charmosa voz rouca e um sotaque carioca DELICIOSO !!! Tinha asma, tinha diabete, só que eu nunca vi ninguém tomar TANTO sorvete quanto ele.   =//   Também era um homem original, também tinha um vocabulário diferente, também era engraçado. Com ele aprendi a palavra ‘’’aporrinhar’’’. – ‘’Não me aporrinha, mulher !!” era a frase que eu mais ria quando ele falava pra tia. ;)) Ela... não ria. ;))
  • Ele tinha um fusca vermelho e, pra circular mais livremente no trânsito do Rio, ele colocou uma buzina de caminhão no fusquinha. Ele buzinava e todo mundo saía da frente. Eu achava O MÁXIMO. *\o/*
  • Só que... tio Mário era um homem casado. Sim, amigos, tio Mário era adúltero. Ele tinha mulher, filhos, mas deu um apartamento pra tia Ilda, em Botafogo, e assim viveram durante 25 anos, até que a morte os separou. Ele dizia que ia se separar, mas continuava tendo filhos, e teve mais TRÊS !!! depois que a tia Ilda foi morar lá. =// Mas ela sabia, sempre soube. Mas o amor que ela tinha por ele foi mais forte que tudo. *\o/*
  • O olhar dele era triste ou era cansado ?? Fiquei confusa agora. Duas famílias, né gente, duas mulheres, duas sogras...  ;))
  • E a esperança que ela tinha, talvez também tenha sido mais forte. Lembro de como ela andava pra lá e pra cá naquele apartamento minúsculo, fumando, indo e voltando da janela pra ver se ele aparecia. Imagino o sofrimento por que ela passou por tanto tempo, nessa vida tão incerta. :’((
  • E eu, pequena, ia SOZINHA pro Rio de Janeiro. *\o/* Tia Ilda pagava minha passagem em ônibus leito, pra eu ir em um banco sozinha, e lá ia eu, toda feliz passar férias no Rio de Janeiro. *\o/* A praia de Botafogo era muito poluída, e eu ia lá pro Aterro do Flamengo. Sozinha. Saía da Marquês de Abrantes, que era em Botafogo, atravessava a Galeria dos Bancários e ia pra Senador Vergueiro, paralela, que já era Flamengo, e ia atravessando aquelas pistas todas, até chegar no mar. E, pra fazer amigas... eu falava carioca. MEDÊXA. ;))
  • Tia Ilda morava em um prédio que tinha uma galeria embaixo, com várias lojas. Tio Mário deu um salão de beleza pra ela, e ela trabalhava lá. Assim que eu chegava no Rio, tia Ilda me levava na loja do seu Isaac e me enchia de roupas novas.  *\o/*  Lembro de uma das compras como se fosse hoje. Comprei uma saia de camurça ROXA, uma blusa de ‘lãzinha’ LARANJA, pra usar com a saia ROXA e uma camisa VERDE com babado na golinha pra usar com a saia ROXA. Sim, gente, eu sempre tive ishtilo. ;))
  • O dia MAIS assustador da minha vida, foi um dia em que eu estava chegando da praia, na hora do almoço, e, BEM em frente ao prédio da tia Ilda tinham 2 corpos no chão, cobertos com um plástico preto. Duas pessoas tinham morrido atropeladas ali. Me deu uma tremedeira, eu mal conseguia andar, e fiquei imaginando se fossem tio Mário e tia Ilda ali, caídos, e eu sozinha, com uns 13 anos, no Rio de Janeiro. Até hoje me dá um frio na espinha quando lembro disso. Foi uma imagem fortíssima pra mim. :’((
  • Tio Mário tinha muito dinheiro, era extremamente generoso e fazia de tudo pra me agradar. Ele sempre chegava em casa com cachorro quente, Coca-Cola e uma caixa de figos. Tudo pra mim. E foi ele quem me ensinou a comer figo. *\o/* E com ele descobri o que é um restaurante. Íamos sempre jantar fora, e eu sempre pedia ‘filé com fritas’. *\o/* Mas um dia, ele pediu camarão à grega e me disse pra experimentar. Desse dia em diante, eu só pedia... camarão à grega. Criança é assim, né ?? É mono. ;)) Gosta de ouvir sempre a mesma música, ver sempre o mesmo filme, comer sempre a mesma coisa. Tolinha.
  • Tia Ilda tinha muitos livros. Lá eu li o primeiro livro ‘grande’ da minha vida : ‘Agonia e Êxtase’. É a biografia de Michelangelo. AMEI !!! Devorei o livro e foi aí que eu aprendi a ADORAR biografias. Fiquei impressionada quando li que ele ia até o necrotério, à noite, ver cadáveres pra fazer as estátuas dele com aquela perfeição anatômica. Puetz, que corajoso !!!
  • Todo domingo íamos até a banquinha, que ficava ali, na entrada da Galeria dos Bancários, e comprávamos montes de revistas e palavras cruzadas. Graças à tia Ilda, faço palavras cruzadas desde os 10 anos de idade. E era ‘A Recreativa’, não eram aquelas fáceis, não. Não sei NENHUMA regra de português. Se escrevo bem é graças às palavras cruzadas. E à leitura, claro.
  • Eles também me deram um curso de inglês em disquinhos. Mas... onde eu ia ouvir esses disquinhos ?? Aí, eles me deram uma vitrolinha. *\o/* E a primeira vitrola... a gente não esquece. Está BEM aqui... na minha memória.
  • Tenho os dois, tio Mário e tia Ilda, em minha memória.  Pra sempre, e mais uma eternidade inteira. Mas tia Ilda... perdeu a dela. Ela tem Alzheimer. :’((
  • Te amo, tio Mário. Obrigada por TANTO que o senhor me deu. O senhor também mudou minha vida pra melhor, MUITO melhor. Só... pelo amor.
          ...

  • Buenas, doctor !! Qué pasa ?? Errtoy con una dorcita acá en mi petcho qui suebe y diesce (no, no és uno elebador) y cuemo djo tuemo mutcha Cueca-Cuela creo qui puede ssier uma flatulênsssia. Ssi fuer... me dêrra. Me gustán los gasses, djo me dibirto con ellos. Ssi fuer mi ssutiã qui errtá apiertado djo avro y toro bién. Pero necessito una palabrita médica para cuenfirmar mi diarrnuéstico puer irrto bin acá, si és que mintiendes. *\o/*
  • Esta sou eu LOUCA !!! pra ser atendida por um médico cubano. BEM VINDOS !!! em tradução simultânea, VIENBENIDOS !!! *\o/* Médicos brasileiros !! -------------> Aceitem que dói menos. ;))
          ...

  • Hay Xuxa ?? Soy cuentra !!!
          >:((

Nenhum comentário:

Postar um comentário